segunda-feira, 11 de junho de 2007

.negar a si mesmo.

Qual a primeira palavra que você aprendeu?
Bem, não sei qual foi a primeira palavra que falou, mas sei de uma que rapidinho você aprendeu o que representava: "Não".
Naquela época, você não sabia que este era um advérbio de negação, mas já sabia que se escutasse, deveria parar de fazer algo, ou entao deveria desistir de alguma idéia, entre outras coisas.

"Não" é uma palavra bastante utilizada, acredito que dizemos mais "não's" do que "sim's". Poderia citar aqui várias coisas como propagandas, dia-a-dia, filmes, músicas, situações; mas isso fugiria do meu foco inicial, e isto é algo que eu NÃO quero.

As pessoas dizem muitos "não's", e acho que algumas delas escutam mais do que dizem. Eu digo sempre, gosto de expressões negativas como "não, nunca, nem, improvável" (não que seja uma pessimista, apenas gosto das palavras, tah?).

As vezes você precisa dizer não, mesmo querendo dizer sim. Os motivos para isso são vários: não magoar outra pessoa, é o certo a ser feito, é o melhor, não se magoar, proteção, e blá, blá, blá. No final, você estará negando a si próprio o direito de dizer sim.

Pior, é quando você nega a si mesmo o direito de ser você. Nega a verdade. Nega a realidade. As vezes por um sonho, uma ilusão, ou simplesmente porque é mais feliz assim.
É mais fácil assim.
É mais simples assim.
É menos doloroso assim.

Só que, a dona verdade e a sra realidade ficam a bater à sua porta, consciência. E você luta, e resiste. E continua a negar a si mesmo. Afinal é necessário, por algum motivo.

As vezes, você fecha os olhos pra não ver, finge que algo não existe, ou simplesmente ignora... mas por quanto tempo você conseguiria viver assim?
afinal, até Pandora abriu a caixa...
mesmo sabendo que não deveria.

10 comentários:

Anônimo disse...

[i]ahhh minha amiga inteligente, hehe
adoro os seus textos, o modo como escreve.
texto bom, mexeu comigo, vc sabe né?
te adoro mulher
bjo
se cuide[/i]
=]

Adu disse...

He inspiração eim!
É a proximidade das férias que te anima? Muito interessante o seu ponto de vista em relação ao dizer "NÃO", eu às vezes digo, nem que seja pra fazer número.
E a propósito, eu respondí seu recado tá? Tá lá no blog: (legal que vc volta lá)

Bjs,

Ailton

Anônimo disse...

Uia!
Palavrinha indispensável no vocabulário de qualquer ser humano...
Amei o texto!
Continue inspirada assim!!!

Beijos!!!

Gustavo Ferreira disse...

HUMMM cheiro de indireta do ar.. ou NÃO?

Anônimo disse...

oieeee!
pois é... eu sou um kara que digo muito ñ. além de ser muuuuuito pessimista.
_só passando pra deixar um oie mesmo.
bjs....!

Lóri disse...

Na verdade eu não sei qual foi a primeira palavra que eu aprendi... mas certamente não ouvi muito não na minha infância. Fui uma pessoa mimada, como você bem sabe, hihi...

Eu sei é que na aula de Psi do Des - ou "como cuidar de seus futuros filhotinhos" - aprendemos que é mais recomendável usar afirmações positivas com as crianças. E, aliás, elas muito mais provavelmente obedecerão se for assim. Ex: ao invés de dizer "não faça tal coisa", dizer "faça tal coisa". Tendeu?

E seu texto tá sim bonito e incrível e muito bom mesmo e coisa e tal, mas hoje eu estou chata e discordante... sorry hunny.

Anônimo disse...

Céus como voce escreve, perdi uns 35 minutos lendo tudo(pulando as letras de musica), gosto de blog com muito texto...gosto de ler até a minha vista cansar....muito bom , o seu blog....venho aqui mais vezes

Adu disse...

A Tempestade é bom, falar nisso, preciso comprar mais livros... Sugere um legal de Shakespeare please. E referente ao blog, tú já pensastes em fazer um? Tenho certeza que sairia bem interessante. Or better, why don't you help me to make one?

Só a nível de informação, referente à minha última postagem comprei o jornal de SBC na segunda e infelizmente o garoto faleceu.

Carol disse...

Adorei seu texto!!!!

Bjs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.