sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

(e a esperança)

No clima dos comentários do post anterior e no clima do recém-lido artigo do moço Calligaris, falarei sobre essa coisa de utopias e afins.

Afinal, a gente vive pra quê? Simplesmente viver, sem nenhum sentido? Achar um sentido? Mudar o mundo? ...
Claro, não vou discutir, cada um cada um. E cada um que sabe da sua.
Seus motivos são só seus, e só farão sentido pra você. Mas isso não impede você (ao menos não devia impedir) de conhecer outros pontos de vista e raciocionar, chegando assim a uma idéia que faz mais sentido - pelo menos por agora.

No primeiro dia de um dos cursos para voluntários que eu participei, perguntaram "Por que você está aqui?" Não sei falar em voz alta, ainda mais assim logo de começo, mas consegui levantar e dizer "Porque eu não concordo com a situação do nosso mundo. E se eu não concordo, tenho que fazer alguma coisa, que seja. Se não fizesse, seria o mesmo que concordar. E é por isso que estou aqui."
Eu era a pessoa mais jovem de lá, e já tinha ouvido de praticamente todo mundo - tanto candidatos quanto instrutores - que 'eu devia estar alí pra conseguir pontos na faculdade' ou algo assim. (aparentemente alguma faculdade exige trabalhos voluntários. Eu não conheço). Então todo mundo ficou espantado com o que eu falei, e durante o curso inteiro vinham me parabenizar pela minha atitude. (mas no último dia tinha uma prova pra fazer - pro cremesp, meu atual emprego, coincidentemente - e não pude concluir lá =/ )

Mas é assim, vamos tentando... Movimentos sociais, voluntariados, grupos diversos... Se não der certo, tentar outra coisa. Decepções? Existem tantas outras opções a serem exploradas. Tenho certeza que ninguém tentou de tudo. E, se tentou, é uma boa hora pra recomeçar.

Moço Calligaris perguntou dos sonhos da juventude. Acho que meus sonhos pra minha vida e meus sonhos pro mundo, de um modo geral, são até congruentes.
Não sei se o mundo vai ser lindo, um dia. Mas sei que vou tentar fazer minha parte pra que ele seja assim.

5 comentários:

Anônimo disse...

oieeee!
parabéns pela sua atitude. fico feliz por existir alguém assim. gostaria de ser uma pessoa de atitude como vc.
bjs.....!

Anônimo disse...

Todos reclamam que os políticos nunca mudam. Que eles nunca fazem nada.
Que eles simplesmente nunca acabarão com a violência, fome e tudo mais.
Mas indo nesta direção, para que serve o disque-denúncia? Você sabe que existe uma venda de drogas na sua rua, mas não faz nada. Espera outra pessoa fazer porque você não quer se envolver. (Ah, deixa pra lá, eles não ME fazem mal algum). Quem pensa assim, não pode reclamar dos políticos. E o disque denúncia mantém sua identidade em sigilo.
É assim que vejo o trabalho voluntário, uma forma da população mudar o que os políticos não mudam. Uma forma de se organizar e fazer um bem. Uma forma de pensar em todos, e não em mim apenas.

Parabéns Lu.

Elva disse...

sinto tanto orgulho de minha amiga...
por ser corajosa...
e falar o que pensa...
e tentar melhorar o mundo...

vc está certa... não adianta não fazer nada...

bjos

PS: quero ser assim qndo crescer.. hihi

Anônimo disse...

Às vezes penso também em fazer algum ato voluntário (digo, algo que seja relativamente direcionado á uma ong), mas pensando bem, vivemos dia-a-dia, voluntariamente ou involuntariamente ajudando alguém...quando vc doa algo, ou escuta alguém num momento difícil...sei lá, vc está fazendo algo de bom.
Nunca me comprometi exatamente com uma ong, ou alguma instituição reconhecida, mas faço minha parte...sigo aquela linha daquele tão lindo filme..."A CORRENTE DO BEM"...se alguém te fez algo de bom...retribua fazendo o bem para outras pessoas...e passe adiante(esse "passe adiante" lembra uma Ong que vira e mexe tem um comercial na tv...muito lindo por sinal).
Acho que esse é o começo..ou pelo menos a minha parte nessa história!

Anônimo disse...

Ser do bem e fazer o bem

Receita ideal para mudarmos!

Parabéns!
;)