sábado, 6 de janeiro de 2007

(Ouvindo: Explosions in the Sky)

Uma vez disseram que o fundo musical enquanto escrevemos deve ser somente instrumental, sem letra. A princípio faz sentido, já que você teoricamente vai prestar atenção na letra da música, e começar a pensar sobre o assunto, e sentir o que quer que seja que a música faz-te sentir.
Mas mesmo música sem letra traz sentimentos específicos.
Essa música do EitS que estou ouvindo agora, The First Breath After a Coma, por exemplo. Mesmo sem ler o nome (que torna meio óbvio), é até animadora, quase felizinha. Não necessariamente tendo a ver com um coma nem algo do gênero.
Summer, do Mogwai, traz sentimentos indescritíveis. Não sei o que acontece. Mas, certamente, alguma coisa acontece. Praticamente uma montanha russa emocional.
Por isso gosto tanto de música. Cinco pessoa, lá da Escócia, fizeram um barulho com guitarras, teclados e sei-lá-que instrumentos em 1996 e, dez anos depois, uma menina no Brasil está escrevendo que essa música a faz sentir de um jeito que ela nem sabe como é. (mas não aparenta ter nada a ver com verão)

A verdade é que eu não sabia nada para escrever. Abri a pastinha de Mp3 e resolvi ouvir EitS, lembrando do conselho que me foi dado há tempos atrás. Como ainda não sabia nada para escrever, resolvi jogar qualquer assunto. E seria basicamente isso.

Se façam felizes.

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: Quero é uma verdade inventada. (Claricce)

9 comentários:

Anônimo disse...

realmente, existem certas musicas instrumentais q nos fazem até mesmo refletir ou sentir uma profunda paz interior, tem uma q sempre q escuto para p/ apreciar toda a sua melodia e pensar, se chama Children de Robert Miles se n me engano, até o clip dela, q só fui ver anos depois é com uma criança olhando pela janela de um trem como se estivesse n só apreciando a paisagem mas refletindo sobre td ao seu redor.

Elva disse...

Como sempre fui 'do contra', fazia tudo ouvindo música com letra... eu só conseguia me 'concentrar' no estudo (no pouco tempo q estudei..) ouvindo Lifehouse, que é um christian rock.

musica instrumental é legal, mas mesmo assim eu sinto a necessidade de uma letra...
é estranho, preciso sempre de palavras...
Preciso do "fazer sentido".

Lóri disse...

Mas no caso palavras podem ter tanto sentido quanto expressões sem palavras, ou até mais. Porque as palavras dão um direcionamento, e uma coisa mais abstrata fica mais livre, pra você direcionar pra onde seu pensamento está indo mesmo...

Fazer lição de casa eu também sempre fiz ouvindo rádio e nunca tive problemas. O escrever do post era mais no sentido meditativo da coisa. ^.~

Unknown disse...

Ow, priminha fofaaaaaaaaaaaaaa...

Boa sorte com o seu novo blog... ;)

Você escreve muito bem, portanto, não tenho dúvidas de que será muito bom...

Beijooos!!!

Anônimo disse...

Não sei o que acontece. Mas, certamente, alguma coisa acontece.


SO MARIAN KEYESSS

Anônimo disse...

Fico contente de ver vocês 2 com tantas idéias em mente...

Ebaixei estas 2 músicas...para poder comentar...

Mas antes, queria dizer q concordo com a Lucy, eu não consigo me concentrar em algo ouvindo musica com letra...ao contrário daquelas instrumentais.

E concordo, tbm, sobre o comentário das 2 músicas, Mogwai é uma montanha russa emocional mesmo. E a do Explosion in the sky, estou ouvindo agora...dá uma sensação d bem-estar...pelo menos pra mim...

Quando ouço musicas somente instrumentais, quando não estou fazendo nada, fico pensando em algo em q a música me faça lembrar, algo que eu possa relacionar, o ritmo com um momento...sei lá...nem sei explicar...mas é isso...

Parabéns as 2 continuem assim...Desculpa escrever tanto assim...

Maucir Nascimento disse...

Não sou da opinião que a música instrumental deva ser utilizada por conta de sua ausência de verbetes cantados. A música instrumental que toca minha alma faz sentido pra mim porque faz meu corpo, minha alma, meu cérebro e tudo mais funcionar em um outro fluxo, com um outro sentimento.
Não sei, é sobrenatural.
Explosions in the Sky é sobrenatural de bom. Só perde pra Sigur Rós.

Anônimo disse...

oie!
normal ficar sem assunto pra postar rss.
_essa de ficar prestando atenção na musica é verdade, sempre que vou escrver alguma coisa eu tenho que abaixar o som, caso contrário só escrevo bobagem rss
bjs...!

Anônimo disse...

ah só ouvir alguma letra que você não entenda, por exemplo, ouça musica arabe, chinesa e outras do tipo que não atrapalha hehe o pensamento flui normalmente, tenta tá?
bjo
se cuide
=]