sábado, 20 de janeiro de 2007

.(uma questão de perspectiva).

Aprendemos na física que tudo depende do referencial. Naquele assunto mesmo - Cinética - um corpo que está em movimento em um ponto de vista pode estar parado quando você muda o referencial.

Bom, eu acho que se esse objeto teoricamente em movimento está parado quando vemos de um referencial, é porque esse referencial está em movimento também - o mesmo do objeto.
(mas não sei se a física diz isso)

(a fisica diz isso)

E isso deve querer dizer alguma coisa. Inclusive no sentido conativo e metafórico do qual vamos nos utilizar no texto.

(olha só, eu sei física sem querer!)

O que estamos tentando mostrar é que são nossos olhos que constroem o mundo. "O copo está meio cheio ou meio vazio" lembrou a nossa querida Lucy, quando conversávamos sobre este assunto. O mesmo objeto, a mesma situação, podem ser vistos de várias maneiras. Já nos disseram que só vemos o que queremos ver, o que não deixa de ser uma verdade.

E, dizendo algo que nossa querida Elva talvez vá discordar, já que cada um vê o que quer ver e nossos olhos constróem o mundo.... não existe uma verdade que possa ser considerada real e inexorável.

(eita q esse texto vai ficar grande)
Bem, li num livro há pouco tempo, que o são as idéias fixas que sustentam o mundo. Mas isso fica para o próximo post em dupla.
Aliás, voltando a este livro... tinha um jornalista que acreditava que o mundo girava ao seu redor, e que ele controlava tudo com sua inteligência. Para tal personagem, realmente o mundo girava ao redor dele - porque ele queria ver assim.

Mas se num 'ponto de vista' criamos as realidades, criamos o mundo - e assim ele gira conforme vamos criando... Então, nesse ponto de vista, giraria ao nosso redor.

Giraria, se conseguíssemos controlar a escolha das outras pessoas. Mas na verdade apenas, vemos o mundo como queremos, não necessariamente o mundo gira ao nosso redor. O personagem que citei acreditava que o universo existia por causa dele.
Um mero exemplo de que tudo depende do modo como você quer ver.

Tudo pode influenciar numa interpretação de algo. Nossas crenças, nossos medos, nossas verdades, nosso contexto sócio-histórico-ideológico. O ângulo que você está observando.

De cima, o copo está meio vazio. Mas se você olhar de baixo, ele estará meio cheio.

Não esquecendo que na perpendicular, ele está no meio.


"Não existem fatos, mas apenas interpretações de fatos." Nietzsche.


[Esse texto foi uma idéia “compartilhada”... Basicamente, pensamos ao mesmo tempo em escrever um texto “à 4 mãos.” E, depois de muitas risadas e muitos parênteses que nem foram colados aqui, saiu isso que vocês puderam ler acima. Uma menina sucinta e uma menina prolixa, que pensam exageradamente muito e de jeitos parecidos mas diferentes sobre assuntos diversos que acabam sempre nas mesmas teclas.

Esperamos que tenham gostado. (e entendido. Porque deve ter ficado confuso (mais que o usual))]

3 comentários:

Anônimo disse...

Texto compartilhado, inteligencia em dobro...

parabéns as 2 por este excelente post.

nem sei se tem algo a falar, vcs falaram tudo. E tbm concordo, com o post...

Parabéns mais uma vez e continuem assim.

Anônimo disse...

Fui ler td, desde o começo e simplesmente adorei o texto, mas não apenas ele! A idéia é mto legal, muito mesmo!
E os conteúdos mais ainda!
Bem legal.. parabéns né!!

Anônimo disse...

sim sim, ficou confuso principalmente pra que cabulava aulas de física, como "eu".
ficou um texto inteligente e gostei mto.

bjo
se cuidem
=]