sábado, 27 de janeiro de 2007

.Vícios.

Acho que foi outro dia que conversava com uma grande amiga, e ela me disse que tinha tendências para vícios. Que isso poderia ser genético, pois algumas pessoas da família também tinham... Minha mãe me disse que ela nunca foi viciada em nada, quando ela percebia que estava viciando-se em algo, ela parava.
Assumo que já tive diversos vícios e acho que procuro sempre um novo..
Sou viciada em pessoas, já fui viciada em arquivo x, em leitura, em cinema, em escrever, em baixar músicas....

Há tantos vícios possíveis..

Vicio de beber
Vicio de fumar
Vicio de jogar
Vicio de mentir
Vicio de ver televisão

Você pode ser viciado em ser feliz, ser triste, colecionar botões, cartões, viciado em dar dinheiro a mendigos, víicio em massagens, vicio em compras, vicio em pintar unhas..
Há os viciados em leitura, viciados em internet, em bate-papos, em orkut.
Já perceberam né, diversos vícios.

Lendo um pouco sobre o assunto, descobri que os especialistas não gostam do termo vício, e sim comportamentos compulsivos. Vício é um comportamento compulsivo que não conseguimos controlar (li em algum lugar).
Mas por que temos necessidades de ter vícios? Que vazio é esse que precisamos ficar preenchendo com algo impulsivo, e repetitivo?

E os ciclos viciosos? Normalmente temos isso com situações que não nos fazem bem, mas mesmo assim continuamos insistindo nelas.
Qual é realmente o objetivo disso? Talvez seja alguma esperança das coisas melhorarem, ou talvez sejamos viciados em querer nos sentir mal.
Isso é doentio... mas penso que num mundo que “sentimos muito pouco e pensamos em demasia” (Chaplin) algumas pessoas “buscam” a tristeza para quando aparecer-lhes um momento feliz, elas sentirem ele ao máximo... Acho que Freud disse algo do tipo no livro “o mal na civilização”.

A frase que me inspirou para o texto foi:
"Vício é o que sempre estamos fazendo pela última vez". Leon Eliachar (1923-1987), escritor carioca.

O que você tem feito pela última vez?

9 comentários:

Lóri disse...

Estamos praticamente quotaholics, hehe.

Encontramos, cá no seu post, na verdade diversos tipos de vícios que acho que talvez não possam ser colocados na mesma sacolinha. Quer comparar fumar com ler? Uma pessoa que fica sem fumar vai ficar irritada e tudo mais, porque envolve químicas, do cérebro e outras químicas em geral. Ler, no entando, envolve químicas endócrinas também, mas não químicas específicas 'de leitura' e sim químicas das sensações que essa leitura causa na pessoa (sensações boas, no caso, como boas leitoras que somos ^.~) que pode ser igualmente causada por outros comportamentos igualmente aprazíveis (como escrever ou ir ao cinema)

Sobre ciclos viciosos, também já falei com você, que a gestalt explica. Hihihi. (leitores: explicando em desenhinhos: gestalt (lê-se guestal, mas se escreve gestalt) é um "U", que fica se repetindo e se repetindo na sua vida, nas mesmas figuras (com fundos diferentes), até você resolver o problema, 'fechar a gestalt', fazer ela se transformar num 'O' e passar pra próxima gestalt de sua vida.

Que mais nesse meu comment que já está valendo como post...
Ah, viciar em tristeza ou viciar em felicidade também é explicado direta e simplesmente por reações endócrinas. (a neurofisiologia é muito mais útil do que vocês podem imaginar! Estudem, crianças!)

Tá, tá, sei que já estou chata, mas preciso falar meus clichês:
Você pergunta:
"Mas por que temos necessidades de ter vícios? Que vazio é esse que precisamos ficar preenchendo com algo impulsivo, e repetitivo?"
E eu, quoto Rodrigo pela trocentésima vez e respondo:
"Encha de vazio o seu vazio interior".

Ah, você já sabe tudo que tenho a dizer sobre isso.... Se outra pessoa quiser saber, que pergunte. ^.~

Parabéns pelo post, friendinha do meu heart. I'm proud to be your friend. Por essa e todas as outras.

Elva disse...

hehehehehehehehe

olha como é bom ter uma amiga psicóloga!
realmente concordo contigo que misturei os vícios... mas mesmo os vicios que nao envolvem drogas, eles produzem adrenalina ou outras enzimas/hormonios (i don't know) que nos deixam "felizes" "satisfeitos" e um monte de coisa..
quando eu assistia AX, comentava com minha mae o pq de gostar tanto.. eu realmente me sentia "drogada"... eram altas emoçoes... hihihi

é um vício atrás do outro.. neh frienda...
'neurofisiologia' mais um assunto pra livros da minha listinha que ainda nao criei.. hehehehehhehehe

todo mundo vai querer saber.. acho bom a srta fazer um post sobre isso.. hihihi

hei.. obrigada... eu digo o mesmo!
adoro oce dona Lucy.

Anônimo disse...

realmente, existem vários tipos de vicios que envolvem hormonios q nos deixam felizes, veja por exemplo os ninfomaniacos(a), quer vicio mais prazeroso do que este, rrsrsrsrs. E tem aqueles viciados em sexo pela internet.
E os q n tem esses tipos de vicios, são viciados em chocolate, q dizem por aí, é o equivalente a sexo em termos de satisfação.
Bom, meu vicio mesmo são dois, café primeiramente e coca-cola, hehehehehe.

Anônimo disse...

vicios? são vários e tenho certeza que nem afeta a humanidade hehe
acho que um vicio se torna mal qndo te afeta e afeta tmb quem está proximo a vc, como bebida, drogas, etc.. [dependencias]

bjo
se cuide
=]

Anônimo disse...

oieeeeee!
tava te devendo uma visita aqui, é que eu tinha perdido o endereço e eu sou péssimo pra decorar qualquer coisa rss...
acho que sou viciado em coca-cola, suco de laranja e musica rss.
bjs.!

Anônimo disse...

Nossa, muito tempo que não entrava. POis bem...se o vício é o que você fez pela última vez...estou realmente viciada..hahah!
Estava...quer dizer estou nesse momento jogando ACROMANIA (fazer acrósticos de acordo com o tema proposto no tema estimado).

É legal!
Quem se interessar...www.centraldejogos.com.br

Anônimo disse...

no tempo estimado!

Jaque Flores disse...

vícios atual: entrtar no msn, para ver se a "pessoas está online"
xeretar o orkut "dele" discretamente, é claro.

meu vício tbm é ficar aqui na frente do pc, por horas, procurando blogs interessantes como o seu.


Bjus
passa lá no meu quando puder.
Uma coisa que entendi, me confirme se for verdade; ~soa duas pessoas que escrevem este blog?
ou vc tbm criou um heteronimo???
bjus again!

Jaque Flores disse...

*Vícios atuais!