segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

.único pecado.

Nada como uma gripe para tirar sua inspiração, claro que com a colaboração de uma dor de cabeça...
Então, cá estava tentando achar algo para o post, lembrei de um trecho do livro "O Caçador de Pipas" de Khaled Hosseini.

E tcharaaaaaam... vou na cozinha pegar água para tomar o remédio, vem a idéia...
Falar sobre pecado.

O que é pecado?

Como uma boa menina, ia à Igreja com mamãe e aprendi que quem pecava ia para o inferno.
1 - Mentir é pecado
2 - Correr pela Igreja é pecado
3 - Bater na minha irmã é pecado
4- Bater em qualquer pessoa é pecado
5 - Assistir filmes de terror é pecado
6 - Usar maquiagem/esmalte/brincos/tatuagem/etc pecado
7 - Não prestar atenção no que o Pastor está falando é pecado

se ficar listando aqui tudo o que era pecado, vou levar muito tempo e o texto vai ficar mais entendiante ainda..

Então, cresci cometendo alguns pecados (principalmente o de ver filme de terror...), e já "grande" (sem piadas meus amigos.. hihihihi) conheci os 7 pecados capitais no filme "seven". Ano passado comecei a ler a série dos 7 pecados, lançados por alguma editora que não me recordo agora. Já li sobre a Inveja, Gula, Soberba, tentei ler Preguiça mas desisti...
De acordo com alguma teoria, cada um tem pelo menos um pecado capital. Se for verdadeira, o meu deve ser a Preguiça.
Fora dos 7 pecados, um pecado que considero grave hoje, depois de muitos livros lidos (nenhum específico sobre pecado... aliás, muitos eram peças de Shakespeare... hihi), é o de ir contra a si mesmo...

Mas voltando ao trecho do Caçador de Pipas (para concluir este post) que me fez escrever sobre pecados:

"... existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simples mente uma variação do roubo....

Quando você mata um homem, está roubando uma vida — disse baba. — Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça. Entende?"

sim, entendi.

12 comentários:

Anônimo disse...

hehehehe, gostei deste post, principalmente deste trecho do livro.
Por sinal esse negocio de igreja, religião e pecados chega a ser engraçado, rsrs. Tem um episodio dos Simpsons q o reverendo Lovejoy fala para Marge Simpson que se ela seguir a Biblia a risca seria pecado até ir ao banheiro, uhahuauhuhahuauhahuuha, eu ri muito com isso. Pena q n me lembre qual o motivo inicial da conversa, mas q isso foi interessante foi. :P

Anônimo disse...

oie!
bem pensando essa de 'o pior pecado é roubar'. nunca havia pensando em todas essas variações de roubo.
_pq ficou triste quando eu disse que ia pro bar? eu ñ sou nenhum alcoólatra. na maioria das vezes nem bebo, só vou pra botar o papo em dia mesmo.
bjs..!

Anônimo disse...

Menina!

Vc nos trouxe uma abordagem muito interessante... Não é q é msmo?! O maior pecado é o roubo...
E o tempo todo estamos furtando algo por aí, até sem perceber... Uma simples cara fechada rouba a alegria de muitas pessoas, até de nós mesmos...
Gostei muito do seu ponto de vista!
XIAMU, miga!!!!

Beijos!

Anônimo disse...

estou simplesmente adorando que vc tem lido e colocou esse trecho do livro, amo!
livro sábio que preciso ler de novo com um caderno do lado anotando várias frases e falas entre as personagens.
agora, se for pecado ver filmes de terror, correr na igreja, não ouvir oq o pasto fala qndo prega acho que já ultrapassei meu limite de pecados, fora os outros que são pecados, acho que pecado as vezes não existe, sei lá!

bjo
se cuide
=]

Elva disse...

eu vi esse episódio dos simpsons.. e nao acho q eu concorde nao :P
rsrs

mas o trecho do caçador de pipas é muito bom mesmo (assim como o livro inteiro)

outro ponto a se observar, é quando as outras pessoas roubam o nosso direito de ficar com a cara fechada...
.
.
.
.
tah, esse post tá uma droga..
rs

bjocas

Lóri disse...

Olá menina, demorei mas comentarei ^.~
Coincidentemente, no primeiro dia que lí seu post, recebi por e-mail um texto falando sobre roubar (eu acho). E falava que Sto Agostinho gostava de roubar uva ou sei lá que fruta eta aquela. Enfim, não lembro que texto era, e nem lembro onde está... Nem o que falava.

Ser 'pecado' roubar, nessa parte assim conotativa, até que faz sentido. Mas pecado é um conceito amplo e... praticamente todas as pessoas do mundo já não vão pro céu, de acordo com sua listinha, hihihi.

Kisses, friendinha

Anônimo disse...

não, realmente ninguém vai para o Céu, e sim, todos já vivemos no Inferno.
HAVE A NICE DAY!!!! :)

Lóri disse...

Ih, Silmar quer me deixar mais pessimista ainda, ai ai...
É verdade o que ele falou, se formos ser realistas. Mas acho viver assim seria bem ruim (e todos cometeriamos suicídio). Sou mais a favor do "tá ruim, não gosta? façamos algo pra ir mudando, nem que seja bem aos pouquinhos."
E é isso aí.
Have an awesome life ^.~

Anônimo disse...

Puts sou uma pecadora!
hehe
eu corria pela igreja eu uso brincos extremamentes exagerados e as vezes nao prestava atençao no Pr. hehe mas enfim, outros mil foram cometidos =/

mas enfim eu amo esse livro q vc citou e nele tem milhares de coisas q podemos guardar para nós mesmos!!!

da vontade de chorar...emoçao... hehe
adorei teu blog

bjooo

Anônimo disse...

concordo com vc lóri, mas tb podemos usar aquela outra máxima: "tá no inferno, abraça o capeta" rsrs. E sair curtindo essa vida sem sentido mas que todo mundo procura o sentido.
Mas n, n sou tão pessimista assim, só meio radical a certas coisas q acontecem neste mundo cão e q o ser humano faz por merecer.>:)

Elva disse...

concordo com Sil...

vejo as chuvas "destruindo" o sudeste.. e pessoas tristes...
e fico triste.. mas aí lembro do que fizemos com o mundo...

não tem mais jeito Lucy... o mundo tem n como melhorar...

mas concordo com Lu, qndo ela disse "tá ruim, não gosta? façamos algo pra ir mudando, nem que seja bem aos pouquinhos."
se não pode mudar o mundo, mude seu mundo.. de repente isso inspira alguém... q inspira outro alguém, e pode ser que juntos mudemos o mundo :D
okay, fiquei utópica..
rsrs

---

bem, eu era quietinhaaaaaaa... mas muitas vezes não ouvia o que o pastor falava... hehehehe
e na igreja não podia usar essas coisas, agora pode...
mas nada exageraaaaaaaaaaaaadoooo .. hehehehe


---
Hei Rê, fico muito feliz que vc tenha gostado... obrigadaaaaa...
eu e lucy estamos tentando fazer ele funcionar.. hihi

bjooooooooooooos

Anônimo disse...

A visão do pecado é bem ampla.
Uma vez, voltava do trabalho e no terminal de ônibus um senhor (uns 50 anos mais ou menos). furou a fila e entrou primeiro no ônibus. (tudo bem é um senhor).
Mas percebi que ele não foi se sentar. Parou perto da catraca e começou a destribuir uns panfletos de uma igreja evangélica. (mas não sei qual).

"Aceite a palavra de Deus através de minha mão, Seu mensageiro" É o que ele dizia a cada um que passava. Chegou minha vez e eu aceitei e peguei o pequeno panfleto.
Só que a pessoa que estava atrás de mim não quis, e ignorou o senhor. Este simples ato enfureceu o "mensageiro" e começou a gritar: "Pecadora, este papel queimará em suas mãos. Vai queimar. Vag**nda, volte de onde veio. Deus queimará toda sua família..." E por aí vai. Depois desta explosão de fúria, ele se volta para a fila e..."Aceite a palavra de Deus através..."

Estranho o conceito de pecado de cada um.
E concordo com a Elva. Roubo é o único pecado, na minha visão.
Parabéns.